Biological Models Research and Technology
https://bmrtsbcaljournal.com/instructions
Biological Models Research and Technology

Instruções e Políticas

Política de Submissão

Todos os autores no momento da submissão do manuscrito assumem que:

a) O manuscrito submetido foi conduzido de forma ética, responsável e está em acordo com a legislação e as normas editoriais vigentes;

b) Os resultados foram obtidos de forma honesta e sem falsificação ou manipulação inadequada de dados;

c) O manuscrito submetido é original, não foi plagiado e não foi publicado em nenhuma outra publicação anteriormente;

d) A responsabilidade coletiva por todos os resultados submetidos.

Direitos Autorais e Compromisso dos Autores:

O(s) autor(es) do manuscrito transfere(m) a Biological Models Research and Technology (BMRT) todos os direitos autorais, conforme cadastrado pelo Editor-Chefe sob a licença Common Creative Atribuition 4.0 International*, título e interesses que o (s) autor (es) tenha (m), ou possa (m) vir a ter, pelo artigo e qualquer revisão ou versões dele, incluindo, mas não limitado, o direito exclusivo para imprimir, publicar manuscrito em todo o mundo, em todos os idiomas e em todas as mídias. Este acordo será considerado efetivo e válido se e quando o artigo for submetido para publicação. Os autores confirmam que o artigo não possui qualquer material protegido por direito autoral de terceiros. O (s) autor(es) garante (m) serem o(s) detentor(es) da titularidade do direito ou patente apresentada no manuscrito. Não cederam qualquer direito do material para qualquer outra pessoa ou entidade. O(s) autor (es) declaram não infringir qualquer direito autoral, marca registrada ou patente. Não invadir o direito da privacidade ou publicidade de qualquer outra pessoa ou entidade. Não conter qualquer assunto difamatório ou expor a instituição de lotação. Todas as informações são verdadeiras, e as declarações afirmadas como dados ou estão baseadas em pesquisa razoável para atingir precisão, confiabilidade e reprodutibilidade. Nenhuma fórmula, procedimento, ou prescrição contidas no artigo causarão dano se usados ou seguidos conforme advertências e/ou instruções contidas no material descrito pelos autores. O(s) autor(es) indenizarão a BMRT, em caso de plágio, contra qualquer custo, despesas ou danos que a BMRT possa incorrer ou para os quais a BMRT possa se tornar sujeita como resultado de eventuais omissões destas garantias descritas e assumidas acima pelos autores. Estas representações e garantias poderão ser estendidas a terceiros pela BMRT, em caso de necessidade.

Conflito de Interesses:

Todos os autores no momento da submissão afirmam:

1) Não possuir interesses pessoal, comercial, acadêmico, político ou financeiro neste manuscrito;

2) Todo o apoio financeiro e material para esta pesquisa e trabalho estão claramente identificados no manuscrito;

3)Todas as afiliações, com ou sem envolvimento financeiro, a quaisquer organizações ou entidades, com interesses ou conflitos financeiros, em relação ao assunto ou materiais discutidos estão completamente cientes e de acordo com a submissão do manuscrito;

 

Aspectos Éticos em Relação aos Modelos Biológicos:

Todos os trabalhos submetidos para publicação deverão estar acompanhados de uma cópia digitalizada do Certificado de Aprovação do Projeto pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da instituição à qual estão vinculados os autores (folha de Aprovação contendo o título, pesquisador responsável, prazo de validade e o número do certificado). Os procedimentos experimentais aplicados deverão estar de acordo com legislação vigente no país onde o trabalho foi realizado bem como com as legislações internacionais como a Convenção Europeia para a Proteção dos Animais Vertebrados Utilizados para Fins Experimentais e Outros Fins Científicos e seus anexos. O Corpo Editorial possui o direito de avaliar e questionar os certificados para uso de animais bem como as legislações e guias nacionais e internacionais utilizadas como referência para a condução do estudo.

Utilização das Diretrizes ARRIVE

A elaboração dos manuscritos deve seguir as diretrizes ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments). Estas diretrizes foram desenvolvidas para melhorar a apresentação de trabalhos que reportam uso de animais e permitir que seus resultados sejam reproduzidos em outros laboratórios e instituições. Manuscritos de pesquisas com animais em conformidade com as diretrizes ARRIVE 2.0 permite que os revisores e leitores apreciem a pesquisa de forma mais precisa, avaliem seu rigor metodológico e reproduzam os métodos ou descobertas.

https://arriveguidelines.org/

 

Instruções para Autores e Submissão de Manuscritos:

I. Categoria dos Manuscritos:

1) Artigo de Pesquisa (Científico ou Técnico): Caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa. Dessa maneira, ele, materializado sob a forma de um relato acerca dos resultados originais de um estudo realizado, torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim.

2) Artigo de Revisão de Resultados, Técnicas ou Opiniões: As pesquisas de revisão bibliográfica (ou revisão de literatura) ou artigo sumário do estado da arte são aquelas que se valem de publicações científicas em periódicos, livros, anais de congressos etc., não se dedicando à coleta de dados in natura, porém não configurando em uma simples transcrição de ideias. Este tipo de modalidade pode ser enviado espontaneamente ou por convite do Corpo Editorial.

3) Comunicação Breve ou Técnica: Comunicação breve objetiva mostrar a estrutura, o processo e os resultados de trabalhos e estudos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento, tanto na pesquisa básica quanto aplicada. Os resultados poderão ser ilustrados com fotos, gráficos e tabelas. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; a comunicação técnica objetiva mostrar a estrutura, o processo e os resultados de trabalhos e estudos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento, contudo dando ênfase a resultados relacionados a rotina de manejo dos biomodelos, como nutrição, hematologia e bioquímica. Os resultados poderão ser ilustrados com fotos, gráficos e tabelas. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

4) Relato de Caso: É uma descrição detalhada de casos clínicos, contendo características importantes sobre sinais, sintomas e outras características do paciente e relatando os procedimentos terapêuticos utilizados, bem como o desenlace do caso.

5) Resumo de Eventos: A BMRT demonstra um grande interesse em publicar os resumos dos eventos, quando relacionado ao escopo da revista.

 

Passo a Passo para Submissão de um Manuscrito a BMRT:

1) Folha de Submissão:

Durante o processo de submissão, realizar o preenchimento do Formulário de Submissão. Nesse formulário deve constar: i) Categoria do Manuscrito; ii) Título, se for o caso o subtítulo do manuscrito; iii) Nome completo de cada autor; filiação a qual instituição pertence como um número em sobrescrito; iii) Nome do departamento, laboratório ou setor onde o trabalho foi realizado, com número em sobrescrito; iv) Endereço eletrônico - e-mail; v) Declaração de Conflito de Interesses; vi) Cessão de Direitos autorais e assinatura do autor correspondente, dando ciência em cumprir toda legalidade e boas práticas editoriais da Política Editorial da BMRT/SBCAL e a cessão dos direitos autorais.

Folha de Submissão

SOMENTE NA FOLHA DE SUBMISSÃO DEVE HAVER A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES E DAS INSTITUIÇÕES - NÃO DEVE SER COLOCADO NO CORPO DO MANUSCRITO

2) Corpo do Manuscrito:

O Corpo do Manuscrito deve ser enviado por um arquivo nos formatos .DOC ou .DOCX conforme a formatação descrita nas instruções para os autores. Os artigos que não estiverem na formatação serão imediatamente devolvidos aos autores. No corpo do artigo não deve conter nenhum tipo de identificação dos autores. Em geral, dependendo da categoria, as seções que devem constar no corpo do manuscrito são: Resumo/Abstract; Palavras-Chave/Keywords; Introdução; Materiais e Métodos ou Metodologia; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos; Identificação de material originado de dissertações e Suporte Financeiro.

RESSALTAMOS NO CORPO DO ARTIGO NÃO DEVE HAVER NENHUM TIPO DE IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES - SOMENTE O TÍTULO DO ARTIGO

Modelo de Submissão do Corpo do Manuscrito:

a) Orientações Gerais:

  • Fonte Calibri ou Arial, com tamanhos específicos para cada finalidade
  • Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho
  • Colocar o texto justificado
  • Espaçamento de 1,5 no texto
  • Espaçamento de 1,0 para citação longa
  • Parágrafo de 1,25
  • Numerar as linhas em todas as páginas

Os artigos devem ser redigidos na ortografia oficial, em uma só face, utilizando o programa Word, em espaço duplo, em folhas formato A4 (21 cm x 29,7 cm), com fonte tamanho 12, com margens de 3 cm em cada um dos lados e numeradas em algarismos arábicos no canto inferior direito da folha.

Estrutura Geral do Texto:

Resumo: Escrito de forma clara e objetiva e contínua. Não deve ser categorizado, porém as categorias devem constar durante o fluxo do texto. Limite de 300 palavras.

Abstract: Se o artigo for escrito em português deve seguir as mesmas instruções do Resumo em idioma inglês.

Palavras-Chave/Keywords: Sugerimos usar 3 a 6 palavras-chave que identifiquem o trabalho em caso de busca do assunto. No caso de uso do português inserir em idioma inglês.

Introdução: Sugerimos ser curta, definindo o problema estudado sintetizando sua importância.

Material e Métodos ou Metodologia: Deve conter os critérios de amostragem e a descrição, breve e clara, dos métodos usados, que permita a compreensão e repetição do trabalho. Processo e Técnicas já publicados devem ser referidos, por citação, a menos que tenham sido modificados. Relatar informações detalhadas sobre os animais e suas condições de criação e manutenção; a eutanásia dos animais deve ser coerente com recomendações contidas nos Guias de Cuidados nacionais e internacionais reconhecidos oficialmente. No caso de uso de animais de laboratório deve ser descrito detalhadamente as condições ambientais, genéticas, ambientais e de manutenção das espécies utilizadas conforme o ARRIVE Guidelines e inserido o número da Licença do Comitê de Ética no Uso de Animais relativa à metodologia do manuscrito.

Resultados: Limita-se a descrever os resultados, detalhadamente, inserindo os valores comparativos encontrados sem incluir interpretações/comparações.

Discussão: Discutir os seus resultados inicia-se apreciando as limitações do estudo, seguida da comparação com a literatura e a interpretação dos autores, extraindo conclusões, indicando novos caminhos para pesquisa.

Conclusão: Deve ser fundamentada pela discussão feita sobre os resultados obtidos.

As ilustrações deverão vir logo após as referências (numeradas em ordem consecutiva ao longo do texto). Deverão ser apresentadas, priorizando a compreensão do texto e dos dados. As figuras deverão ser originais em formato .jpeg com tamanho 7 cm de largura por 9,5 cm de altura ou 170 pixels de largura por 269 pixels de altura com até 250 Kb. As letras e símbolos devem estar na legenda. As legendas das ilustrações devem permitir sua perfeita compreensão, independentemente do texto. As ilustrações deverão ser numeradas separadamente, usando algarismo arábico, na ordem de aparecimento no texto. Cada ilustração deverá conter o seu respectivo número e estrutura em discussão, indicada com seta. As tabelas também devem ser incluídas no mesmo arquivo, logo após as referências (numeradas em ordem consecutiva ao longo do texto) devem ter título breve. As legendas das figuras e tabelas devem permitir sua perfeita compreensão, independentemente do texto. As tabelas deverão ser numeradas separadamente, usando algarismo arábico, na ordem de aparecimento no texto. Cada tabela deverá conter o seu respectivo número e estrutura em discussão, indicada com seta. Obs.: não usar traços horizontais ou verticais internos.

Citações no Texto:

Para citação no texto, utilizar o sistema numérico remetendo à lista de referências ao final do trabalho. A indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, situada pouco acima da linha do texto em sobrescrito, após a pontuação que encerra a citação. Exemplo: "Os animais de laboratório são definidos por diferentes espécies que são mantidas, ou criadas, em viveiros como cobaias, chamados biotério”1Quando for necessário citar o autor, indicar apenas o autor e o número da referência. Exemplo: Para Mendes2 esses animais são de extrema importância para a ciência.

Referências:

a) A elaboração da lista de referências é feita pelo sistema numérico na mesma ordem em que aparecem no texto.

b) O título do periódico deverá ter seu nome abreviado de acordo com a List of Journals Index in Index Medicus: acessar o endereço eletrônico http:// www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals.

c) Devem ser citados todos os autores, quando até seis; acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de et al., separados por vírgula (,). Exemplos: 1. Silva EM, Pereira AS, Santos AA, Mendonça RM, Mendes AL, Arruda LJ. 2. Santos AA, Arruda LJ, Couto LP, Mendes AL, Viana BP, Rocha RS, et al.

d) A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Para exemplos de referências que não forem contempladas nestas instruções, acessar o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) no endereço http://www.icmje.org.

Exemplos:

Artigo de Periódico: Sans-Coma V, Carmen Fernández M, Fernández B, Durán AC, Anderson RH, Arqué JM. Genetically alike Syrian hamsters display both bifoliate and trifoliate aortic valves. J Anat. 2012 Jan;220(1):92-101. doi: 10.1111/j.1469-7580.2011.01440.x.

Datta S, Adak R, Chakraborty P, Haldar AK, Bhattacharjee S, Chakraborty A, et al. Radio-attenuated leishmanial parasites as immunoprophylactic agent against experimental murine visceral leishmaniasis. Exp Parasitol. 2012 Jan;130(1):39-47.

Livro Mesmo Autor da Obra no Todo: Hawk CT, Leary SL, Morris TH. Formulary for laboratory animals. 3rd ed. Oxford: Blackwell; 2005. 203 p. Autor distinto da obra no todo Phillips SJ, Whisnant JP. Hypertension and stroke. In: Laragh JH, Brener BM, editors. Hypertension: pathophysiology, diagnosis and management. 2nd ed. New York: Raven Press; 1995.p. 655-8.

Dissertações/Teses: Leite DP. Padrão de prescrição para pacientes pediátricos hospitalizados: uma abordagem farmacoepidemiológica [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas; 1998. Dissertações/Teses on-line Chaguri LCAG. Estudo de um sistema de análise de preferências climáticas para animais convencionais de laboratório por tecnologia de ventilação microambiental e avaliações biológicas. I. Avaliação da eficiência de um protótipo, para o estudo de parâmetros ambientais, resultados parciais verificados em ratos (Rattus norvegicus). [tese na Internet]. São Paulo (Brasil): Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; 2009 [citado 22 fev. 2011]. 109 p. Disponível em: http://www.teses. usp.br/teses/disponiveis/10/10133/tde-07122009- 113246/pt-br.php.

Trabalho Apresentado em Evento: Costa MSD. Aspectos éticos relacionados à infraestrutura de biotérios em universidades públicas. 28ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica; 3-6 set. 2011; Águas de Lindoia, BR. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica; 2011. Resumo PE024.

Trabalho de evento publicado em periódico: Costa MSD. Aspectos éticos relacionados à infraestrutura de biotérios em universidades públicas. Apresentado à 28ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica; 3-6 set. 2011; Águas de Lindoia, BR. Anais. (Braz Oral Res. 2011;25:57). Resumo PE024.

 

Considerações Finais:

A BMRT estimula e incentiva em todas as categorias/modalidades a submissão de manuscritos escritos em inglês (o qual propicia maior visibilidade dos resultados e dos autores), porém os artigos em português possuem o mesmo valor editorial. Também reforça fortemente a publicação de manuscritos com resultados sem significância estatística, ou considerados com resultados negativos.

Aos autores com pouca experiência em redação científica, os Editores, sugerem para o início da prática de redação técnico/científica a utilização da categoria de comunicações breves, porém com esmero em sua elaboração.

A BRMT não possui preferência na publicação de nenhum biomodelo específico. Consideramos que para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a elevação do bem estar e a aplicação dos princípios éticos, principalmente do desenvolvimento de métodos alternativos, o uso de modelos não convencionais são de extrema importância.

 

*Biological Models Research and Technology © 2021 by Marcel Frajblat is licensed under Attribution 4.0 International. To view a copy of this license, visit http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 


Biol M Res & Tech

Share this page
Page Sections